A importância da tecnologia na Educação

11.03.2019

 

A tecnologia, cada vez mais, faz parte da Educação, trazendo um ensino personalizado, dinâmico e mais atrativo. Tal instrumento vem ganhando mais espaço na aprendizagem. Uma evidência clara é sua presença em duas, das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma diz respeito ao uso das linguagens tecnológicas e digitais; e a outra faz menção na utilização da tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.


O que nos faz perceber que a inclusão dessas competências já é um reflexo do atual cenário tecnológico do mundo em que vivemos. As crianças da nova geração, chamadas de nativos digitais, já nascem e crescem com este universo, mas ainda precisam serem instruídas sobre como utilizar tanta tecnologia de um jeito mais consciente e produtivo, o que faz com que as escolas também se adaptem a essas mudanças.

Se aliada à educação, a tecnologia pode trazer diversos benefícios para o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, pois permitem um maior acesso à informação, novas linguagens e conteúdo de ensino. Confira os principais benefícios desta poderosa ferramenta:



💻 - Desperta o interesse:
As ferramentas digitais fazem com que os alunos queiram descobrir cada vez mais. O fácil acesso às informações permitem que os professores e alunos compartilharem diferentes fontes de pesquisas e novas maneiras de ensinar e aprender.



💻 - Promove a personalização do ensino:
São várias as plataformas que oferecem diferentes tipos de atividades para cada aluno, onde é possível personalizar o ensino de acordo com a necessidade e o ritmo do aluno. Ex.: ambientes virtuais de aprendizagem.



💻- Melhora o relacionamento e aperfeiçoa o tempo dos gestores:
As tecnologias facilitam as interações e os processos do dia a dia escolar; as trocas de informações estreitam os laços entre escola, alunos e responsáveis. Ex.: aplicativos de comunicação escolar permitem um maior envolvimento familiar na rotina escolar dos alunos, com o envio de mensagens instantâneas, comunicados, eventos, entre outros. Lembrando que a tecnologia não substitui o professor, ela é apenas o meio em todo o processo educacional.


 

Fonte: Direcional Escolas

 

 

Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Atividades em Destaques

September 27, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

September 27, 2019

September 20, 2019

September 20, 2019

September 20, 2019

September 6, 2019

September 3, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags