Saiba como auxiliar a criança na transição do Ensino Fundamental

14.01.2019

 

A vida escolar dos alunos passa por muitas transições. Devido à vida moderna tão corrida, os pais trabalham e, ainda pequenos, os filhos iniciam sua jornada escolar no Berçário. Uma fase difícil em que os pais passam por inseguranças e incertezas. Mas, logo após esse primeiro impacto, surge o alívio para os pais e começam as descobertas dos pequenos, como as primeiras letrinhas, o nome próprio, as cores, contar objetos, brincar, ouvir historinhas. Um momento de encanto para pais e filhos.


Os pequenos crescem e é chegada a hora de mais uma mudança, despedindo-se da Educação Infantil passando para uma nova etapa, o Ensino Fundamental. Um momento que gera dúvidas para os pais. 



O 1º ano envolve mudanças na rotina escola, aumentando o tempo de estudo e diminuindo as brincadeiras. Os brinquedos passam a terem dias determinados na mochila, dividindo espaço com os livros e cadernos. Também começam a ter mais responsabilidades, como tarefas de casa, provas e notas. O ritmo passa a ficar um pouco mais acelerado. Mas, essas mudanças são necessárias e fazem parte da evolução natural e saudável da criança.



 Para esse momento, a participação dos pais é de fundamental importância.



 Leve a criança para conhecer a nova escola e mostre os pontos positivos.
 Não dê tantos conselhos, para não gerar ansiedade.
 Deixe a criança ter a vivência dela.
✳ No dia que antecede o início das aulas, arrumem juntos o material escolar e uniforme.
✳ Se possível, leve a criança para a escola em seu primeiro dia.



Você apenas precisará passar segurança, incentivar, conversar e estimular o entendimento de que seu filho está passando por essa fase por ter chegado a idade, que está pronto para essa nova etapa e que vocês passarão por isso juntos.

 


Fonte: Espaço Educacional Construtivo

 

 

Compartilhar
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Procurar por tags