6 razões que farão você ler para seu filho

29.10.2018

 

 

Talvez não saibamos, mas por trás de cada leitura, seja para as crianças, ou com elas, desenvolvemos habilidades que podem perdurar para toda a vida delas. O que acontece quando elas mergulham no mundo da ficção? Quais estímulos as histórias proporcionam à elas?

 

Confira e entenda porque você precisa ler para seu filho, hoje e sempre!



1. DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO

Lidar com histórias fictícias, entrar em contato com aquilo que é abstrato desde cedo, possibilita a criança ir mais longe, mesmo sem sair do lugar. À medida que a imaginação se desenvolve, elas aprendem como reagir à diversas situações. 



2. DESPERTA A EMPATIA

Ao experienciar o prazer estético da literatura, a criança dá um passo gigantesco no sentido da empatia e da consideração pelo outro. Isso porque ela vive aquela situação e se torna mais consciente de outras formas de existir.

 

O repertório do imaginário ainda colabora por deixá-las mais próximas de diversas realidades possíveis. Ou seja, elas adquirem exemplos práticos para aplicar no cotidiano ao considerar, por exemplo, como tal personagem reagiria a determinado problema?



3. CONSCIENTIZA OS VALORES ÉTICOS

A maioria das histórias abordam a luta entre o bem e o mal e mostram situações de amor, de perda e outros conflitos que fazem parte da vida real. Mesmo que na realidade o bem nem sempre prevaleça, a lição que se aprende é positiva: seja o mocinho e não o bandido, faça o bem, defenda os mais fracos, acredite no poder do amor.



4. COMO LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES

As histórias infantis ajudam as crianças a lidarem com seus próprios conflitos e emoções que ainda não conseguem verbalizar, como ansiedade e insegurança, por exemplo. Por meio das histórias, elas assumem o papel do herói e lutam para vencer o mal. Isso estimula a autoestima e a autoconfiança das crianças, na medida em que se sentem mais fortes e corajosas para enfrentar seus medos e inseguranças.



5. AUTO ANÁLISE DAS PRÓPRIAS ESCOLHAS

As histórias infantis mostram as consequências das decisões dos personagens. Assim, as crianças percebem que o desenrolar da história depende das escolhas, assim como na vida. Elas observam que nem todos os personagens são modelos de correção. Os que fazem coisas erradas sofrem as consequências.



6. AUMENTO DO VOCABULÁRIO

O enriquecimento do vocabulário, do uso da linguagem e da comunicação também mostram a real importância das histórias no universo infantil. Por meio delas, as crianças são estimuladas a fazerem perguntas, aprendem e incorporam novos termos ao se comunicar.

 

Introduzi-las à linguagem e à alfabetização dessa forma é uma iniciativa que sai do lugar comum e ainda fornece outras possibilidades de aprendizagem.

 

 

 

Aproveite, e leia para seu filho antes de dormir. Além de acalmar e ajudá-lo a pegar no sono, ele passará alguns momentos feliz ao seu lado!

 

=)

 

 

Compartilhar
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
Procurar por tags